Laboratório de Tabaco apoiará ações de controle no Brasil

15/08/2012 08:41

14 de agosto de 2012

A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) inauguraram, nesta segunda-feira (13/8), no Rio de Janeiro, o Laboratório de Tabaco e Derivados (Latab). O Latab é o sexto laboratório público no mundo e o primeiro da América Latina voltado exclusivamente para análises de produtos derivados do tabaco.

Para o diretor da Anvisa José Agenor Álvares, a inauguração é uma conquista do governo brasileiro. “O Laboratório dará sustentação a uma das políticas mais importantes no país: a de controle do tabagismo”, afirmou o diretor, durante a mesa de abertura da solenidade de inauguração.

A Anvisa investiu cerca de R$ 4 milhões na implementação do laboratório, que tem 173 metros quadrados e contará com uma equipe de 15 pessoas (três servidores da Anvisa e os demais do INT). Segundo André Oliveira, da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco, a ação é pioneira e reforça a liderança do Brasil nas políticas de controle do tabaco.

Já o Diretor do INT, Domingos Naveiro, destacou que o Latab terá um papel estratégico na avaliação e certificação de produtos. “O laboratório vai subsidiar novas regulamentações, qualificar profissionais e ampliar as pesquisas na área”, pontuou.


Cooperação

Durante a inauguração do Latab, nesta segunda-feira (13/8), a Anvisa firmou, ainda, memorando de entendimentos com o Laboratório de Tabaco do Tesouro dos Estados Unidos (The Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau of the United States Department of the Treasury - TTB). O objetivo é estabelecer cooperação técnica para a troca de informações e experiências na área de análises de produtos derivados do tabaco.


Leia também:
Anvisa inaugura Laboratório de Tabaco

 

Informações extraídas de: portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/assunto+de+interesse/noticias/laboratorio+de+tabaco+apoiara+acoes+de+controle+no+brasil