“7º Congresso da Fenafar é encerrado com a Paraíba na Diretoria de Comunicação”

19/08/2012 08:08

O 7º Congresso da FENAFAR chegou ao final. Durante três dias tiveram grandes discussões sobre o fortalecimento dos rumos políticos da entidade. Além disso, foram aprovadas importantes manifestações fundamentais da atual conjuntura Nacional e Internacional.

O retorno dos Medicamentos isentos de Prescrição para as gôndolas das farmácias eu já foi tema debatido em outros certames, também foi objeto de uma das moções aprovadas durante a plenária final do congresso. Outros assuntos de fundamental importância que a FENAFAR colocou na pauta, foram: A inovação C&T; a crise do capital e os impactos no mundo do trabalho. No contexto da inovação C&T, foi discutido sobre o processo de inovação e produção de riqueza no capitalismo. Numa apresentação bastante conceitual e teórica que “Suely Lins” Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, a Professora resgatou os processos históricos de inovação para situar o atual cenário de construção das políticas de C&T no Brasil. Ela destacou que a “inovação é um processo coletivo e não individual do qual a sociedade precisa participar de forma interativa”, e que “no contexto do capitalismo a inovação é um produto da empresa, e se constitui num processo não linear e cumulativo no tempo, porque a inovação se sujeita a rotinas institucionais e convenções sociais”, afirmou Suely. Já a inovação no Brasil, ela mostrou com dados, “a inovação não acontece no Brasil porque ela não está voltada para a sociedade”. E, no caso dos processos de inovação em saúde a questão se torna ainda mais complexa, porque nem sempre os indicadores dessa inovação são mensuráveis com patentes ou outros índices de produtividade, finaliza Suely em sua apresentação.

Já a discussão sobre a crise do capital e os impactos no mundo do trabalho, que foi proferida pelo Presidente do CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) “Nivaldo Santana”. Ele falou que o Brasil também está sofrendo com a crise. “Devemos ter um recuo do PIB neste ano, alguns economistas projetam algo em torno de 2%, apesar de estarmos vivendo uma alteração na política macroeconômica com redução na taxa de juros – que é uma das mais baixas do último período – o que amplia o crédito e estimula o setor produto” afirma Nivaldo. Para ele, apesar  das várias medidas positivas que tem sido adotadas pelo governo, elas “são insuficientes e não compõem uma estratégica global de desenvolvimento para o Brasil, embora os níveis de emprego e renda ainda se mantenham estáveis, de forma localizada já estamos vendo alguns problemas”, finalizou.

“O ponto mais importante e esperado por todos no 7º Congresso da Fenafar, foi à eleição da nova Diretoria da Federação. E como já dissemos inicialmente, nosso Estado tiveram dois delegados eleitos para a nova composição da diretoria da FENAFAR. “Estes cargos são uma demonstração que o trabalho realizado no SIFEP tem sido positivamente avaliado pela Federação Nacional dos Farmacêuticos e todas as bases que compõem seus sindicatos filiados e isto respalda que o SIFEP vem apresentando uma linha proativa, que tem seguido de forma efetiva suas linhas de ações em beneficio da categoria farmacêutica”. Destacou Sérgio Luis, Presidente do SIFEP-PB”. Na avaliação de Ricardo Alexandre, Delegado Eleito: “Agora a responsabilidade tende a ficar maior, pois estes cargos trazem visibilidade e compromissos perante as atividades em defesa do trabalhador farmacêutico tanto nas questões regionais como nas bandeiras nacionais”.  Veja abaixo como ficou a nova composição da Executiva Nacional da Fenafar:

Diretoria:

Presidente: Ronald Ferreira dos Santos.

Primeiro Vice Presidente: Rilke Novato Públio.

Segundo Vice Presidente: Paulo José Teixeira.

Secretário Geral: Maria Maruza Carlesso.

Primeiro Secretário: Veridiana Ribeiro da Silva.

Tesoureiro Geral: Celia Machado Gervásio Chaves.

Primeiro Tesoureiro: Maria do Socorro Cordeiro Ferreira.

Diretoria de Comunicação: Sergio Luis Gomes da Silva.

Diretoria de Formação Sindical: João Marques de Farias.

Diretoria de Relações Institucional: José Marcio Machado Batista.

Diretoria de Relações Internacionais: Gilda Almeida de Souza.

Diretoria de Organização Sindical: Débora Raymundo Melecchi.

Diretoria da Mulher: Lia Mello de Almeida.

Diretoria de Educação: Silvana Nair Leite Contezini.

 

SUPLENTES DA DIRETORIA:

 

1 -Ricardo Alexandre Araujo.

2-Ulisses Nogueira de Aguiar.

3- Claudia Cristina Nobrega de Farias Aires.

4-Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá.

5- Fabio José Basílio.

6- Wendell Torres de Cerqueira.

7-Daniela Ester de Lima Xavier.

 

CONSELHO FISCAL:

 

1 – Sirlete Maria Orleti.

2- Josias Pina.

3- Cristiane Oliveira Costa.

 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:

 

1-Deodato Rodrigues Alves.

2-Ricardo Boaiz.

3- Luciano Mamede de Freitas Junior.

           

            A Presidente do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba “Cila Estrela Gadelha” desejou boa sorte para nossos representantes nesta nova missão. Para ela, a Paraíba mostra mais uma vez sua força em nível nacional.

 

Assessoria de Comunicação

CRF-PB

 

Texto extraído de: www.crfpb.org.br/index.php/noticias/245-qpresidente-do-sindicato-dos-farmaceuticos-do-estado-da-paraiba-e-eleito-novo-diretor-de-comunicacao-da-fenafarq